
Quem somos
Itacuruçá e Pereirinha são comunidades cuja existência denota datas anteriores à 1900 e são compostas por moradores tradicionais caiçaras.
A comunidade do Pereirinha, área onde hoje está situado o Núcleo Perequê, possuía moradias e era utilizada como roça, além de haver uma lagoa onde eram pescados peixes para alimentação e para trocas de produtos com outras comunidades do entorno.
A Associação de Moradores das Comunidades do Itacuruçá e Pereirinha (AMOIP) foi fundada em 2010 e tem por objetivos:
- Promover e contribuir para o desenvolvimento da vida comunitária, incluindo a realização de trabalho educativo e social junto a jovens, idosos e crianças;
- Representar os moradores em suas reinvindicações, garantindo a defesa de seus interesses e direitos pela permanência no território;
- Melhorar a qualidade de vida em geral, organizando e proporcionando bem-estar, valorização da cultura e geração de renda.
Desde janeiro de 2023, a AMOIP assumiu a gestão do Núcleo Perequê, oferecendo mais um atrativo turistico de base comunitária na Ilha do Cardoso. Convidamos a conhecer o Caiçaras Itacuruça e Pereirinha - Núcleo Perequê e vivenciar a imersão caiçara.


Sobre o local
A Ilha do Cardoso está localizada em Cananéia, no sul do estado de São Paulo, em meio à maior área de Mata Atlântica do Brasil. A região é caracterizada pelo Lagamar, com rios e um estuário que abriga diversas espécies marinhas, em especial o boto-cinza e é reconhecida como Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela Unesco.
O Parque Estadual Ilha do Cardoso foi a primeira ilha protegida do estado de São Paulo, em um ambiente natural de grande diversidade biológica. Localizado na parte norte do parque, o Núcleo Perequê conta com uma infraestrutura completa para receber o visitante em busca de contato com a natureza. Além do Centro de Visitantes, há pousada, alojamento, refeitório, mirante e trilha suspensa sobre o manguezal.
Na Ilha, residem comunidades tradicionais caiçaras, que têm o Turismo de Base Comunitária e a pesca artesanal como suas principais atividades. Há também comunidades indígenas que preservam seus hábitos e costumes. Também são encontrados sítios arqueológicos conhecidos como sambaquis, ou seja, antigos vestígios da ocupação humana e um marco de posse da coroa portuguesa do período colonial. Tudo isso garante grande importância histórica ao território.
É nesse território que se encontra a comunidade tradicional caiçara do Itacuruçá e Pereirinha, presente desde o início do Século XX neste local. Atualmente, a comunidade mantém suas práticas tradicionais e é responsável pelo gerenciamento da visitação no Núcleo, o que possibilita que o visitante possa conhecer um pouco de sua história e suas tradições na prática, vivenciando seu território, aprendendo e provando sabores caiçaras.
A parceria inédita entre a Associação dos Moradores das Comunidades de Itacuruçá e Pereirinha e a Fundação Florestal busca trazer aos visitantes uma experiência inesquecível na vivência caiçara.
Para maiores informações sobre o Parque Estadual da Ilha do Cardoso, clique aqui.
Associação





